A parábola do semeador

sábado, 25 de maio de 2013





A parábola do semeador é uma das minhas passagens preferidas, e tão importante que pode ser encontrada em três dos quatro livros que contam a história de Jesus: Mateus 13: 1-8, Marcos 4: 1-9 e Lucas 8: 4-8. O livro de Lucas também trás a explicação dessa parábola, nos versículos 9-15.

A bíblia nos conta que Jesus estava sentado a beira do Lago da Galiléia quando começou a ensinar. Logo uma grande multidão se reunião em torno dele e ele começou a contar a história do semeador:

"Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os pássaros comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda, mas, quando o sol apareceu queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes profundas.
 Outras sementes caíram no meio dos espinhos, que cresceram mais rapidamente e sufocaram as plantas. Outras semente caíram em terra boa, e cresceram, dando frutos na base de trinta, sessenta e cem por um. "

Após contar a parábola, Jesus a explicou, e é incrível como ela ainda é muito atual.

As sementes que caíram na beira do caminho são aquelas pessoas que ouvem a palavra de Deus mas não compreendem, ou então deixam-na entrar por um ouvido e sair pelo outro. Nessas pessoas a semente da salvação é plantada, mas logo vêm os pássaros, o mal, e as tiram de seus corações.
As sementes que caíram no solo raso, cheio de pedras, são aquelas pessoas que houvem a palavra de Deus e por um momento acreditam, se entusiasmam, proporcionando um rápido crescimento da planta. Mas logo se desanimam, com as pressões e perseguições vindas do mundo. Como a fé dessas pessoas não está bem alicerçada, elas acabam queimando, desviando-se do caminho de Deus.
As que caíram no meio dos espinhos são aquelas pessoas que houvem a palavra de Deus, e deixam ela criar raízes em seu coração, mas não dão primazia ao Senhor. Sim, estão mais preocupadas com as coisas desse mundo, com sua vida material. Essas coisas acabam sufocando a palavra de Deus.
Por último, temos aquelas sementes que caíram em terra fértil. Essas pessoas deixam a palavra de Deus brotar em seus corações, e por consequência crescem e dão frutos!

Seria ótimo refletirmos em que tipo de solo estamos colocando a palavra de Deus. Será que realmente estamos dando ouvido aos seus ensinamentos? Será que temos uma fé alicerçada? Será que nos preocupamos mais com o mundo do que com Deus? Ou será que estamos no caminho certo?
Só com uma auto reflexão poderemos saber. E caso encontremos erros, devemos concerta-los, e como faremos isso? Lendo a bíblia, a palavra de Deus, que nos guiará para caminho certo.




0 comentários:

Postar um comentário