Quem foi Mateus?

sábado, 25 de maio de 2013







A vida de Mateus

Nos arredores do Mar da Galiléia, na cidade de Cafarnaum, vivia o filho de Alfeu, que um dia se tornaria o apóstolo Mateus. Mas até então, seu nome era Levi.

Nessa época, a Palestina era dominada pelo Império Romano. Mateus, mesmo sendo judeu, trabalhava como cobrador de impostos, uma profissão muito mal vista. Todos os funcionários a serviço da dominação estrangeira, principalmente os cobradores de impostos, eram considerados traidores, apóstatas e pecadores. 

 Certo dia, Mateus estava assentado no local onde os impostos eram pagos, e Jesus foi ter com ele, chamando-o. Mateus se levantou e o seguiu.  Como morador de Cafarnaum, Mateus certamente estava ciente dos feitos de Jesus, pois este já havia ministrado na cidade da Galiléia, e uma vez chamado, não hesitou em abrir mão de tudo para se tornar um de seus discípulos. 

 Mais tarde naquele mesmo dia, Jesus foi jantar na casa de Mateus, na companhia de outros cobradores de impostos e pessoas de má fama, segundo o olhar dos judeus. Vendo aquilo, os fariseus ficaram escandalizados, e logo apontaram, indagando aos discípulos "Por que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e pessoas de má fama?" 
 
Jesus ouviu a pergunta e respondeu "Os que tem saúde não precisam de médicos, mas sim os que estão doentes. Vão e procurem entender o que quer dizer esse trecho das escrituras sagradas "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais." Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons". 

A obra de Mateus

A última menção a Mateus se encontra em Atos 1: 13, onde este participou da vigília que antecedeu ao pentecoste. Acredita-se que Mateus tenha se dedicado ao seu ministério, espalhando a palavra de Deus entre os judeus, embora seja difícil afirmar qualquer coisa a esse respeito. 

O que se conhece bem é seu livro, denominado "Primeiro Evangélho", onde ele escreve de forma célebre e reconhecida sobre a vida de Jesus, exaltando seus aspectos humanos e genealógico. 

A morte de Mateus 

 Não se conhece ao certo as circunstâncias da morte de Mateus, pois existem várias hipóteses. Em uma, ele morreu em idade já avançada, de causas naturais. Em outra que ele morreu executado na cidade de Etiópia. 





0 comentários:

Postar um comentário