As 5 vias de Tomás de Aquino

sábado, 25 de maio de 2013




Ano passado, durante as aulas de filosofia, eu estudei várias obras de Tomás de Aquino. Gostei e me identifique muito com todas elas, principalmente com as 5 vias que levam a existência de Deus. Nessa obra, por meio de suposições lógicas, Tomás de Aquino consegue provar a existência de um ser necessário para a criação do mundo. Vamos as vias:

1º Via - Motor Imóvel: Essa via indaga sobre o movimento do universo, pois todo movimento é gerado por um movimento antecedente, que foi gerado por um movimento antecedente... e assim sucessivamente. Mas, se for assim, como surgiu o movimento? É preciso que, no princípio, haja um motor (que gera movimento) imóvel (que não foi gerado por nenhum antecedente). Esse motor geraria o primeiro movimento. Esse motor seria Deus.

2º Via - Causalidade: Essa via é um efeito da primeira. Toda causa (acontecimento) é causado por uma causa anterior, que foi causada por uma causa anterior... e assim sucessivamente. Então, como surgiu a primeira causa? Só pode ter surgido por uma causa incausada (ou eficiente), que seria Deus.

3º Via - Necessário e Contingente: Todos nós nascemos e um dia morreremos, e em nada isso implicará, pois nossa existência não é necessária. Logo, no princípio, deve haver um ser necessário, que origine todos os seres contingentes.

4º Via - Graus de Perfeição: Todos os seres e todas as coisas são imperfeitas. Mas ainda assim, temos essa ideia de perfeição, com a qual comparamos as coisas e dizemos se está bom ou ruim. Essa ideia de perfeição contém o verdadeiro ser, que seria Deus.

5º Via - Inteligência Ordenadora: Todos sabemos que não se pode criar ordem do acaso ou do caos, é necessário que haja inteligência para haver ordem. Podemos observar ordem na natureza e no universo, logo, há alguma inteligência ordenadora por trás dessas ordens.

0 comentários:

Postar um comentário